Assine nosssa newsletter

Vai fazer uma cirurgia plástica? Confira dez cuidados necessários antes e pós-procedimento

Cirurgião plástico Bruno Luitgards explica o que fazer para aumentar as chances de sucesso da operação

O

s número de brasileiros adeptos à cirurgia plástica não para de crescer. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), os procedimentos estéticos tiveram um aumento de 25,2% em comparação a 2016. Mas, pouco se fala sobre os cuidados com esse tipo de operação.

Pensando nisso, o cirurgião plástico e diretor do Instituto Luitgards, de Brasília, Bruno Luitgards separou dez dicas para se preparar para a cirurgia e se cuidar no pós-operatório. Confira:

Cinco cuidados antes do procedimento
1 – O primeiro cuidado pré operatório é absolutamente imprescindível – conversar bastante com seu Cirurgião Plástico sobre a cirurgia, os resultados que podem ser alcançados e tirar todas a dúvidas que tiver. Alinhar as expectativas ao que pode ser verificado após a cirurgia é o maior passo para o sucesso, pois mesmo que o resultado seja bonito, a paciente algumas vezes pode não ficar satisfeita quando não sabia que haveria uma cicatriz ou tinha expectativas irreais.

2 – Não Fume – o cigarro possui além da nicotina uma série de outras substâncias nocivas que em conjunto causam diminuição da oxigenação do sangue e constrição dos vasos sanguíneos.

3 – O jejum deve ser observado rigorosamente no dia da cirurgia. É necessário parar de se alimentar 8 horas antes do horário previsto para o procedimento. Você poderá ingerir água até 3 horas antes.

4 – Alguns medicamentos devem ser suspensos ou evitados antes da cirurgia. Normalmente com 10 dias de antecedência não devem ser utilizados medicamentos que possam causar sangramentos como AAS, antiinflamatórios, e mesmo naturais como à base de ginseng. Medicamentos para emagrecer, diuréticos e estimulantes também não devem ser utilizados neste período quando possível.

5 – Hidrate bastante a pele da região a ser operada com cremes! Isso ajudará a evitar o surgimento de estrias após procedimentos!

Pós operatório
1 – Seguir todas as recomendações do seu médico é essencial. Em alguns casos os pacientes sentem-se tão bem que se esquecem de seguir as recomendações, mas isso pode ter impactos negativos no resultado. Então lembre-se que você está em período de pós-operatório e precisa seguir todas as recomendações do seu médico.

2 – Evite exercícios físicos e realize o repouso necessário. A cicatrização ocorre em diversas fases e é contínua, assim no início você deve evitar esforços que podem gerar tensão nos pontos. As atividades serão liberadas de forma gradual.

3 – Evite o sol – após a cirurgia você terá uma cicatriz e em alguns casos equimoses (manchas roxas). O sol poderá causar um escurecimento da cicatriz ou causar manchas fixas sobre as equimoses, por isso é essencial evitá-lo no período inicial da cicatrização e sempre utilizar proteção solar após esse período.

4 – A drenagem linfática poderá ser indicada pelo seu médico e é essencial no pós- operatório para evitar fibroses, diminuir o edema e evitar irregularidade na pele. É importante fazer as sessões com um profissional especializado e de preferência indicado pelo seu médico.

5 – Utilizar roupas específicas, como a malha compressiva, sutiã pós operatória ou outros indicados pelo seu médico ajuda a diminuir o edema (inchaço) e obter um resultado mais satisfatório.

“Embora muitos pacientes desconheçam a importância desses cuidados existem inúmeros fatores e atitudes que devem ser seguidos e podem melhorar os resultados, enquanto determinadas atividades podem impactar muito negativamente o resultado e, por isso, são proibidos pelo médico”, finaliza Luitgards.

Sem comentários ainda.

O que você achou?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *