Assine nosssa newsletter

Tratamento de feridas integrado é possível na modalidade Home Care em Brasília

No Distrito Federal, o Cenfe Wound Care, centro especializado em tratamento de ferimentos, adota a prática e potencializa a cura de lesões de pacientes em assistência domiciliar

D

e acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a modalidade Home Care passou a ser utilizada no Brasil apenas na década de 90. No entanto, a oferta do serviço por clínicas especializadas quase triplicou nos últimos anos; fato atribuído ao envelhecimento da população e à quantidade de planos de saúde que oferecem cobertura para tal. Dentre as muitas modalidades de cuidados possíveis em um Home Care, o tratamento de feridas está entre elas.

Em Brasília o serviço já pode ser encontrado para solucionar de forma integrada casos mais simples e mais complexos, como pé diabético; lesão por pressão; dermatite; ulceras venosas e arteriais; lesões neuropáticas; feridas neoplásicas e tumorais e feridas crônicas infectadas.  Para tratá-las, inúmeras tecnologias são utilizadas.

“O paciente pode contar com ozonioterapia, prática integrativa e complementar de baixo custo, com poder antimicrobiano e capaz de reduzir o tempo de cicatrização da lesão; a terapia de fotobiomodulação, que também conhecemos por laserterapia e ledterapia, que consiste em ferramenta terapêutica para acelerar a cicatrização de feridas crônicas; curativo a vácuo e oxigenoterapia, com oxigênio tópico”, explica Everaldo Batista, coordenador de negócios do Cenfe, ambulatório clínico especializado na área, o Cenfe Wound Care.

Além da assistência em nível ambulatorial, o Cenfe trabalha de forma integrada à assistência médica domiciliar com os provedores locais. Em conjunto com esses provedores, oferecemos todos os cuidados ao tratamento da lesão na residência do paciente, favorecendo a recuperação da ferida”, afirma Batista. Através desse método, o estabelecimento potencializa a recuperação dos pacientes para que a cura da lesão seja efetiva.

A primeira etapa de atendimento para o tratamento de lesões é a avaliação do paciente – atualmente gratuita – que pode ser realizada no ambulatório ou no domicílio. As expensas do tratamento são variáveis e dependem do grau de complexidade da lesão.

Tratamentos oferecidos pelo Cenfe: Curativo por pressão negativa; curativos com o uso de coberturas especiais, cateter central de inserção periférica (PICC) e acesso venoso central, em domicílio, guiado por ultrassom; exame diagnóstico em casa para avaliação de trombose venosa profunda”, avaliação interdisciplinar periódica da nutrição, acompanhamento psicológico, explica o coordenador.

Sobre o Cenfe – O Cenfe é o primeiro centro de tratamento de pessoas lesionadas por feridas crônicas ou agudas, com regime tanto ambulatorial quanto domiciliar. O serviço é oferecido por uma equipe qualificada e interdisciplinar, formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas e nutricionistas. O corpo clínico tem como responsável técnico o Dr. Igor Nunes e Souza, que é cirurgião geral e vascular, formado pela Universidade de Brasília (UnB) e membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular e pela Enfermeira Larissa Pignata, especialista em dermatologia.

Sem comentários ainda.

O que você achou?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *