Assine nosssa newsletter

Marisa se torna Guardiã da Água na moda e lança coleção com jeans sustentável

Por Posted on 6

Marca participa de movimento do setor que discute iniciativas para redução do consumo de água na moda

A

 Marisa, maior rede de moda feminina e lingerie do Brasil, lançou nesta semana uma coleção de jeans sustentável. Esse é o primeiro lançamento da marca no segmento e valida o fato da Marisa ter se tornado uma das Guardiãs da Água na Moda ao se unir à plataforma “A Moda Pela Água”. Criada pelo Movimento ECOERA e sob o comando de Chiara Gadaleta, a plataforma reúne empresas, consumidores e ONGs que buscam soluções para o desperdício de água na indústria.

A iniciativa faz parte de um conjunto de ações da Marisa voltadas à sustentabilidade. Segundo Marco Muraro, vice-presidente Comercial e Marketing da empresa, a companhia há alguns anos investe no acompanhamento e capacitação da sua cadeia de fornecedores visando ao desenvolvimento sustentável da indústria da moda. “A coleção de jeans é a primeira com o foco na sustentabilidade ambiental. Ela foi desenvolvida pela Marisa em parceria com a Vicunha, que também entende a importância de se criar um movimento de consciência ambiental no setor”.

As peças foram criadas pela equipe de estilo da Marisa com apoio da Vicunha, pioneira em empregar práticas positivas na indústria do jeanswear. Por ano, a fabricante capta e aproveita 140 milhões de litros de água da chuva, além de economizar 83 milhões de litros deste recurso nos processos de recuperação de soda e reuso da água. No ano passado, lançou em parceria com Movimento ECOERA o projeto Pegada Hídrica Vicunha, que mediu pela primeira vez no Brasil o consumo de água no ciclo de vida de um jeans, a partir de um mapeamento realizado em todos os elos da cadeia. Na produção da coleção da Marisa, foram selecionados artigos com selo Eco Cycle que utilizam técnicas que reduzem de 75% até 95% o consumo de água comparado aos processos tradicionais, a depender da peça e técnicas utilizadas para tingimento e lavagem, além de diminuir a utilização de matéria-prima virgem, com o uso de fibras recicladas.

Além de reforçar o compromisso da marca com o meio ambiente, Andréa Sanches, diretora de Marketing da Marisa, chama a atenção para o fato de o movimento ser colaborativo e contar com parceiros de diversos setores da moda. “Ao fazer parte de um movimento como o “A Moda Pela Água”, em que diversas empresas estão presentes, e criar peças exclusivas com um fabricante de tecidos, a Marisa reforça seu papel de marca próxima e parceira da sociedade. Acreditamos em um movimento coletivo e colaborativo para gerar resultados ainda mais transformadores”, afirma ela.

Nas peças, a novidade poderá ser identificada por uma tag personalizada. A divulgação da nova coleção será feita via redes sociais, pontos de venda com material fixo, exposição diferenciada dos produtos em loja, mídia eletrônica (rádio e TV de loja). A Marisa também possui um podcast no Spotify, onde será divulgada a novidade.

Spotify: voudemarisa

Sobre a Marisa

A Marisa é a maior rede de moda feminina e lingerie do Brasil. Com 70 anos de experiência, construiu uma forte relação de cumplicidade e intimidade com a mulher, conhecendo e acompanhando suas necessidades e anseios.

A proposta da marca é ser íntima e cúmplice da mulher brasileira e seus sonhos, oferecendo a ela acesso a uma moda de qualidade, considerando sua diversidade.

Ao longo de sua história, a Marisa é conhecida e reconhecida por seu slogan “De Mulher para Mulher”. Está presente hoje em todas as regiões do Brasil e conta com aproximadamente 360 lojas nas melhores ruas e shoppings do país. É uma das pioneiras do setor no e-commerce, oferecendo seus produtos pela sua loja virtual há 19 anos. A Marisa também possui uma divisão de produtos e serviços financeiros, associada ao financiamento de suas clientes, que amplia o valor e o acesso aos seus produtos.

 Sobre “A Moda Pela Água” 

A plataforma A Moda pela Água nasceu a partir da pesquisa Pegada Hídrica Vicunha, realizada pela Vicunha Têxtil, produtora de índigos e brins, e o Movimento ECOERA, com a metodologia global Water Footprint Network (desde o plantio do algodão até a lavagem pelo consumidor final). O mapeamento, inédito no Brasil, traz à tona o consumo médio de água por calça jeans no país. São 5.196 litros para cada peça.

A expert em sustentabilidade na moda Chiara Gadaleta então reuniu diversas empresas do setor com o objetivo promover mudanças no setor. Por meio de encontros presenciais, palestras com especialistas e rodas de conversas entre consumidores e empresas “A Moda Pela Água” discute metas e planos para a redução de água. A ideia é que os resultados da ação sejam apresentados em 20 de março, em referência  ao Dia Mundial da Água – comemorado em 22 de março, no primeiro summit em torno do tema para o mercado de moda.

@amodapelaagua
www.amodapelaagua.com.br

https://www.portalecoera.com.br/

Sobre a Vicunha

Com mais de 50 anos de mercado, a Vicunha é líder mundial na produção de índigos e brins e referência quando o assunto é jeanswear. Posicionada entre as maiores indústrias têxteis do mundo, a empresa conta com quatro unidades produtivas no Nordeste – estados do Ceará e Rio Grande do Norte – uma fábrica no Equador e outra na Argentina, além de filiais na América do Sul, Europa e Ásia. A gestão de recursos escassos e a preocupação com o fator humano são uma das principais bandeiras defendidas pela fabricante, que segue as mais rígidas normas de preservação ambiental e elabora ações e programas visando a segurança e o desenvolvimento das pessoas. A Vicunha utiliza modernas tecnologias apoiadas nos conceitos de redução, reciclagem e reuso, e reafirma toda sua responsabilidade criando produtos mais sustentáveis e fabricados de forma consciente.

MARISA

www.marisa.com.br

@voudemarisa

SAC (11) 3383-7222

Sem comentários ainda.

O que você achou?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *