Assine nosssa newsletter

Conjunto Nacional instala Ecoponto para recolhimento de material para reciclagem

Por Posted on 3

Diversos materiais podem ser descartados para tratamento adequado

E

m celebração ao Dia Internacional da Reciclagem (17 de maio), o Conjunto Nacional acaba de inaugurar um Ecoponto, localizado na Ala Norte do 1º piso do shopping. Um grande painel de placas OSB (material sustentável, feito de lascas de madeira de reflorestamento) foi instalado no local, com entradas específicas para a correta coleta de sete tipos de materiais recicláveis. Assim, a partir de agora, os brasilienses podem descartar com segurança materiais como cápsulas de café, papéis, garrafas pet, latinhas de alumínio, lixo eletrônico, pilhas e baterias, que serão recolhidos pela equipe do shopping, para que passem por tratamento adequado.

“O Conjunto Nacional já nasceu com essa vocação de responsabilidade ambiental. Todo o seu projeto piloto foi elaborado com o objetivo de disponibilizar aos clientes um ambiente sustentável. Na área comum, por exemplo, não temos ar condicionado. A ventilação é natural, beneficiando o espaço aberto”, destacou Cláudia Durães, gerente de Marketing do shopping.

Outra boa prática do shopping é o programa interno de reutilização de água proveniente do sistema de ar condicionado das lojas que foi uma sugestão de um colaborador, adotada pelo shopping. “Cerca de 400 mil litros de água foram reutilizadas para lavagem dos pisos, só no ano passado”, disse Júlio Cézar Diebe, gerente de Operações do Conjunto Nacional. Em 2018, outras ações de sustentabilidade foram abraças pelo shopping, que contabilizou a reciclagem de 20 mil litros de óleo de cozinha para a produção de detergentes; de 3,3 mil lâmpadas descontaminadas e descartadas corretamente; a utilização de água de reuso, proveniente do tratamento do esgoto, nos banheiros em vasos e mictórios; a instalação de lixeiras seletivas no mall e na Praça de Alimentação; além de 270 toneladas de resíduos reciclados.

“Em locais como a Praça de Alimentação, optamos por instalar um sistema desenvolvido em parceria com a UnB que reutiliza a própria água do equipamento para resfriar o ambiente. Em nossos banheiros, utilizamos secadores de mãos com consumo baixíssimo de energia elétrica, também para a redução do uso de papéis. Utilizamos, ainda, aparelhos de ozônio, um poderoso desinfetante, para limpeza do ambiente, que além de ser mais seguro para a saúde, diminui o uso de produtos químicos. Assim, entendemos que além de atender nossos clientes contribuímos para melhoria do planeta”, contou Júlio.

Carros Elétricos – Recentemente, o Conjunto Nacional colocou à disposição dos clientes, gratuitamente, três vagas exclusivas para carros elétricos, equipadas com dois carregadores semirrápidos de 80KWH, capazes de prover 80% da carga completa do automóvel em apenas 1h, dependendo do modelo. A iniciativa atende ao novo Código de Obras do DF, que diz que estacionamentos privados com mais de 200 vagas devem ter 0,5% delas disponíveis como ponto de recarga para carros elétricos e híbridos. A ação é resultado de uma parceria entre o Conjunto Nacional e a Brasília Sistemas Sustentáveis (BSS). O equipamento consta no aplicativo “ChargeMap”, que indica os pontos onde podem ser recarregados os veículos elétricos, e está à disposição do público no horário de funcionamento do shopping, de segunda-feira à sábado, das 9h às 22h, e aos domingos e feriados, das 12h às 20h.

“O E-Charger é um espaço reservado em nosso estacionamento para a recarga de carros elétricos. O serviço, que faz parte do programa de sustentabilidade do shopping, é oferecido gratuitamente aos nossos clientes e busca incentivar o uso de fontes renováveis de energia”, explicou Júlio.

Fotos: Lainha Loiola

Sem comentários ainda.

O que você achou?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *