Assine nosssa newsletter

Detox, indispensável após as festas de fim de ano.

Por Posted on 10

A

ressaca das festas de fim de ano não perdoa. Com excesso de bebidas e comidas, o corpo costuma reclamar: o inchaço e a indisposição são os efeitos mais comuns. Para auxiliar na recuperação, o nutricionista Daniel Novais tem uma receita bem simples, que ajuda a eliminar a retenção de líquidos, diminuir a compulsão por doces e aumentar a disposição.

Receita para desintoxicar depois das festas. Ingredientes:

– 2 limões
– 1 colher de chá de canela
– 2 cm de gengibre ralado (ou 1 colher de chá de gengibre em pó)

Modo de preparo

      Esprema os dois limões, acrescente a canela, o gengibre e, se achar necessário, um pouco de água (gelada fica com o sabor melhor). Mexa bem e tome tudo!

“O limão ajuda a alcalinizar o sangue. O excesso de acidez faz mal para o corpo. Já a canela e o gengibre são termogênicos, eles aceleram o metabolismo e aumentam a disposição”, explica Daniel. “Não é uma bebida gostosa, mas funciona! O ideal é tomar logo ao acordar, em jejum, durante alguns dias”, indica.

      Mas, é claro, a bebida não faz milagre. Além dela, o nutricionista Daniel Novais tem outras recomendações para deixar o corpo mais leve e começar bem o ano:

1) Hidratação é fundamental. Beba bastante água;

2) Evite o consumo de produtos ultraprocessados, por exemplo, lasanha congelada, macarrão instantâneo, refrigerantes…

3) Diminua o consumo de açúcar e de frituras;

4) Abacaxi, limão, canela, gengibre, açafrão, cravo, cranberry e alimentos verde-escuros (couve, por exemplo) são aliados no processo de desintoxicação. Bebidas com esses ingredientes são uma boa pedida;

5) A água de coco e os chás, principalmente o verde, o branco e o de hibisco, também são recomendados;

6) Evite bebidas alcoólicas;

7) Prefira alimentos integrais, que tenham uma boa quantidade de fibras, pois elas regulam o funcionamento do intestino. “Quando o intestino não está legal isso acaba deixando a pessoa letárgica, indisposta, entre outros problemas”, alerta o nutricionista.

8) Pratique atividades físicas. “De modo geral, um exercício aeróbio é muito bom para suar bastante e ajudar nesse processo de eliminação de substâncias ruins para o organismo. Mas é o educador físico que vai fazer a melhor indicação para cada pessoa”, orienta Daniel. “O mais importante é ser uma atividade prazerosa, que você goste, e consiga encaixar na sua rotina.”

 

 

 

Sem comentários ainda.

O que você achou?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *