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Como manter o peso em 2018, veja

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esde 2009, quando o primeiro Centro Terapêutico Dr. Máximo Ravenna foi implantado no Brasil, muitas pessoas têm se beneficiado do emagrecimento saudável, com tratamento interdisciplinar e acompanhamento individualizado. Inspiradas no novo ano que acabou de começar, uma das nutricionistas da clínica Ravenna de Brasília, Priscilla Cirqueira Kury, e a coordenadora de atividade física, Valéria Leonhardt, dão algumas dicas, inspiradas no método Ravenna, para quem quer reorganizar as rotinas alimentar e física em 2018.

Rotina alimentar:

      Para se ter sucesso no emagrecimento, alguns pontos devem ser levados em consideração. A água é muito importante, tanto para o processo de emagrecimento quanto para ajudar na eliminação de toxinas pelo organismo. Muitas vezes a ingestão hídrica insuficiente resulta em uma retenção hídrica e consequente dificuldade de perda de peso. Uma dica é manter a boa hidratação de 2 a 3 litros por dia.

      Além disso, a qualidade do sono é extremamente importante no processo de emagrecimento. Durante o sono, ocorre a liberação da leptina, hormônio associado à saciedade. Uma má qualidade ou tempo insuficiente de sono durante a noite pode resultar em uma secreção diminuída deste hormônio e consequente aumento da fome durante o dia, o que pode prejudicar a perda de peso.

      Outro ponto a se levar em consideração é a construção de uma rotina que inclua não somente uma alimentação saudável, mas também a prática de exercício físico de maneira equilibrada. A dieta deve ser integrada à rotina de forma natural, A flexibilidade de horário das refeições com intervalos entre 3 e 6h pode ser uma opção para aqueles que tem dificuldade em manter uma dieta rígida, melhorando assim a adesão a dieta.

Rotina de atividade física:

      Colocar tênis e malha para sair correndo ou fazer qualquer exercício físico parece uma boa opção para melhorar os parâmetros de saúde. Mas essa atitude sem a devida orientação pode causar problemas articulares e até cardíacos.
O primeiro passo para iniciar qualquer atividade física é procurar um médico para uma avaliação prévia dos possíveis riscos à saúde e do nível de condicionamento físico. Essa avaliação permite definir com segurança qual modalidade escolher e a intensidade correta para iniciar.

      Um bom programa de condicionamento físico deve conter estímulos à flexibilidade, força, resistência muscular, além dos estímulos cardiovasculares.

      Os exercícios de flexibilidade e alongamento terão a função de prevenir lesões musculares e tendinosas, além de aliviar as dores pós treino. Eles podem ser feitos no início da rotina, juntamente com o aquecimento específico, para preparar as articulações e músculos. Em casos especiais, poderão ser introduzidos ao final ou entre os treinos para auxiliar a recuperação muscular.
Força e resistência são capacidades físicas trabalhadas na musculação, pilates, yoga, ginástica localizada, entre outras modalidades. A melhora dessas capacidades impacta positivamente nos movimentos do dia-a-dia como sentar-se, levantar-se, puxar e empurrar objetos, subir escadas, entre outras atividades.
Exercícios chamados pela população de aeróbicos como caminhar, correr, nadar e pedalar melhoram as funções cardíacas e pulmonares.

      Seguindo os cuidados para iniciar a prática de exercícios, contemplando a rotina que trabalhe todas as capacidades físicas e recebendo orientação de um educador físico, você colherá todos os benefícios à saúde.
Seja ativo para evitar a obesidade e todas as doenças associadas!!!

 

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